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O que é monitoramento social?

 

     Então, por que as empresas não estão ouvindo a conversa?

     Se você não está usando o monitoramento social em suas plataformas, sua empresa está perdendo um componente crítico da discussão. Aqui está o que é, para que você pode usá-lo e como usá-lo.

     O que é monitoramento social?
A monitoramento social é muito parecida com a escuta regular. Mas, em vez de ouvir uma conversa falada, você está listando uma conversa de mídia social.

     Não é uma conversa entre duas pessoas. Não é necessariamente uma conversa entre sua marca e seus clientes.

     É uma conversa acontecendo com todos os seus clientes e com o seu setor.

     A monitoramento social é o meio de ouvi-la.

     Basicamente, é uma técnica de coleta de dados para entender como, quando e por que essas conversas estão acontecendo. Isso, por sua vez, ajuda sua marca a tomar decisões informadas de marketing para melhorar sua estratégia de conteúdo, criar campanhas de marketing mais inteligentes e ter um desempenho melhor que seus concorrentes.

     Os consumidores passam 1/7 de suas vidas em aplicativos de mídia social e de mensagens sociais. E como existem 3,48 bilhões de pessoas usando mídias sociais, isso significa que há bilhões de conversas ocorrendo nas plataformas de mídia social todos os dias.

     Digamos que você queira analisar esses dados.

     Para fazer isso, você escolhe uma ferramenta agregadora social, como o Data Sift, combinada com uma plataforma de análise de escuta.

     A plataforma de análise de escuta usa palavras-chave para transformar os dados não estruturados do agregador social em dados estruturados. Você só precisa digitar palavras-chave.

    Depois que a ferramenta de escuta organiza os dados, você pode interrogá-los para ver a extensão completa das tendências à sua frente.

     A chave aqui é saber o que dizer à ferramenta de escuta. Ele não procurará algo, a menos que você diga o que procurar. É uma boa ideia verificar e refinar essas palavras-chave periodicamente para garantir que você esteja obtendo dados úteis.

     Depois que a ferramenta de escuta souber organizar os dados para você, você poderá analisá-los para conversas e comunidades comuns e segmentá-los ainda mais. Esse refinamento adicional o ajudará a testar as tendências que você vê – procure fontes que provem ou refutam seus dados.

     A partir daí, você pode usar essas informações para segmentar seu público-alvo.

     Monitoramento vs. Escuta
Antes de prosseguirmos, é importante entender a diferença entre monitoramento social e escuta social.

     O monitoramento social é algo que você já faz. Ou você já deve estar fazendo isso se quiser que sua mídia social funcione.

     A escuta informa o que está acontecendo, sobre o que seus clientes estão falando e sobre o que estão respondendo.

     Ouvir diz por que isso está acontecendo, para que você possa entender o quadro geral.

     Ambos são úteis (você não pode ter escuta social sem o monitoramento social), mas precisa ouvir para dar o próximo passo.

     Razões para usar a escuta social
Digamos que você seja uma empresa orientada para o cliente. Você quer que sua empresa seja melhor.

     Como você pode ser verdadeiramente orientado para o cliente se não sabe do que estão falando? Mais importante, como você pode vender para seus clientes se não sabe por que algo chamou sua atenção?

     Há duas razões principais pelas quais você deve incorporar a audição: o lado do cliente e o lado comercial.

     Os clientes gostam quando você responde
Do lado do cliente, a lógica é simples. Os clientes gostam quando você responde.

     Mais exatamente, eles gostam quando você tem uma experiência personalizada, que os ajuda a se relacionar com a sua marca.

     Faz parte de um esforço maior para o marketing personalizado. Você precisa conhecer o cliente, lembrá-lo e proporcionar a ele uma experiência que se adapte a eles com base no que você conhece.

     Uma das maneiras mais fáceis de fazer isso é simples: responda a elas nas mídias sociais.

     Os clientes gostam quando as marcas participam de conversas, porque isso faz com que sintam que há uma pessoa real por trás da marca que está prestando atenção neles.

     A monitoramento social permite que você faça mais do que apenas responder. Ele permite que você forneça respostas valiosas e verdadeiramente informativas.

     Você pode acompanhar o seu crescimento
Do lado comercial, ouvir permite ver onde está sua marca.

     Digamos que você enfrente um escândalo. Acontece, apesar das suas melhores intenções. E quando isso acontece, o monitoramento social permite que você responda de maneira eficaz.

     Quando algo der errado, você pode usar as ferramentas de monitoramento para analisar o incidente. Você pode ver se isso afetou negativamente seus seguidores, vendas ou outras métricas. Isso permite que você veja se é uma fase passageira ou se é um escândalo mais profundo que requer maior atenção.

     Também permite que você veja onde as coisas estão dando errado.

     Vamos seguir uma rota diferente. Digamos que o escândalo não foi seu, mas do seu concorrente.

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Categories:   Empreendedorismo e Negócios

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