Social Media Marketing

SOCIAL MEDIA MARKETING

Social Media Marketing é uma das estratégias de marketing digital, baseada em redes sociais que trazem muitos efeitos positivos em seu negócio: reconhecimento de marca, SEO, recrutamento, aumento de vendas e fidelização de clientes.

 

Qual a melhor plataforma para Social Media?

Nos dias atuais, há um número impressionante de medias sociais, e nem sempre são necessariamente úteis para o seu negócio. Escolha um número limitado de mídias sociais onde você possa facilmente manter uma imagem profissional e, acima de tudo, onde você esteja ativo. Uma presença regular nas redes pode ter muitos efeitos positivos sobre o seu negócio, aprimorando a notoriedade da marca, contribuindo na Otimização do seu site e facilitando a comunicação com os seus clientes. Entre diversas mídias sociais, selecionamos aquelas que possuem um potencial melhor e que servirão perfeitamente para o seu negócio.

AS PRINCIPAIS REDES SOCIAIS SÃO:

FACEBOOK
TWITTER
YOUTUBE
PINTEREST
INSTAGRAM
GOOGLE+
LINKEDIN

O QUE É O FACEBOOK?

O Facebook é, de longe, a plataforma social mais popular do mercado. Mais de 50% da população brasileira está registrada e passa várias horas por semana no Facebook. Todas as idades, ocupações, gêneros e religiões são representadas e bem identificadas. Neste momento, o Facebook é definitivamente a melhor rede social para sua marca e para o relacionamento com seus clientes.

PARA QUEM É DESTINADO?

Todas as empresas, sem exceção. O Facebook agora é visto como um bem essencial para o seu negócio. Seus clientes esperam que você esteja lá, e, em certa medida, não haverá danos prejudiciais.

COMO É USADO?

Você pode compartilhar informações comerciais, eventos, promoções, notícias, artigos, ou até mesmo fatos relativos ao seu negócio, porém de forma moderada. Você pode usar o Facebook diariamente ou algumas vezes por semana.

 

O QUE É O TWITTER?

Reconhecido como a segunda plataforma de mídia, o Twitter ocupa a segunda posição no quesito uso, atingindo 40% da população brasileira. Aqueles que o usam acompanham, compartilham e comentam as novidades diariamente. A maioria dos usuários que seguem uma empresa, estão atentos a ofertas especiais, cupons, concursos, etc.

PARA QUEM É DESTINADO?

Todos, mas especialmente empresas nos campos de notícias, esportes, marketing etc. Se sua empresa trabalha em uma área onde as coisas são imediatas, o Twitter é uma obrigação para você.

COMO É USADO?

Quando ocorre um evento digno de menção você pode usá-lo com segurança, várias vezes ao dia ou uma vez por semana.

 

SOBRE O YOUTUBE?

Criado em 2005, o YouTube agora é de propriedade do Google e é a plataforma de vídeo número um do mundo.

PARA QUEM É DESTINADO?

Se você tem algum vídeo interessante, incluindo tutoriais, treinamento, conferências ou comerciais e comerciais engraçados, esta rede é para você.

COMO É USADO?

O conteúdo e a qualidade dos vídeos devem ser impecáveis: iluminação adequada, edição dinâmica e qualidade de som. Não há necessidade de estar ativo diariamente. Quando você tem um vídeo, você o carrega e inicia sua promoção através de postagens do YouTube e do Facebook.

 

O QUE É O PINTEREST?

Fundada em 2010, o Pinterest é uma rede social usada para o compartilhamento de imagens de qualquer tipo. O usuário pode favoritar o conteúdo e criar pastas compartilháveis que, hoje em dia, são muitíssimo populares nos segmentos de moda, maquiagem, artesanato e decoração.

PARA QUEM É DESTINADO?

Você tem um negócio on-line e seus produtos são destinados principalmente às mulheres? As imagens dos seus produtos fazem as pessoas sonhar, como jóias, moda ou chocolate fino? Esta rede é uma obrigação para o seu negócio.

COMO É USADO?

Quando usado corretamente, esta rede tem o maior potencial de retorno do investimento. As imagens devem ser de alta qualidade e você deve promover o compartilhamento (pino) onde quer que seja relevante.

 

O QUE É O INSTAGRAM?

Como Pinterest, o Instagram é uma rede que se concentra nas imagens, especificamente fotografias. Os seus usuários são principalmente de 18 a 30 anos, e muitos deles são fotógrafos amadores. O Instagram hoje é fundamental em toda boa estratégia de marketing com foco na gestão de comunidade e em busca de engajamento por parte de seu público.

PARA QUEM É DESTINADO?

Qualquer empresa com uma imagem forte em restaurantes, moda, arquitetura ou design que busca alcançar o público mencionado acima.

COMO É USADO?

Suas fotos devem ser de alta qualidade, limpas e com boa iluminação. Publique regularmente, particularmente em eventos especiais, e use no máximo 30 Hashtags nos comentários.

 

O QUE É O GOOGLE+?

Lançada em junho de 2011, essa rede social tem hoje uma média de 6% dos usuários totais sendo brasileiros. Apesar do número parecer pequeno, ele fica atrás apenas dos indianos (18% dos usuários) e dos estadunidenses (55%). Seu público é composto por homens em sua maioria (67%) no campo da TI e engenharia. O Google+ é usado principalmente para compartilhar conteúdo.

PARA QUEM É DESTINADO?

Todos, mas especialmente as empresas “geek” e “tech savvy”.

COMO É USADO?

Como o nível de atividade é muito baixo, não há necessidade de compartilhar mais de uma ou duas vezes por semana. O Google+ deve ser especialmente usado para Otimização Social. Outro dica importante, além do Google+, é o uso do Google meu Negócio (my business), usado para otimização de localização, com possibilidade de classificar e comentar sobre o seu negócio.

 

O QUE É O LINKEDIN?

Essa rede social do mundo corporativo tem uma média de 25 milhões de usuários ativos no Brasil, ficando atrás apenas da Índia e dos Estados Unidos (que hoje têm 128 milhões de usuários) segundo dados do Statista.

PARA QUEM É DESTINADO?

Toda empresa deve pelo menos ter uma página de perfil, mas as empresas do setor B2B e as agências de recrutamento devem estar presentes.

COMO É USADO?

O LinkedIn é útil para redes de negócios e B2B. É também uma ferramenta útil para o recrutamento. Você pode fazer suas publicações comerciais ou compartilhar artigos profissionais. A frequência não é muito importante.

 

Algumas práticas de Social Media

Durante as campanhas de social media marketing são empregadas diversas técnicas, ferramentas, conhecimentos e experiências para garantir com que todo nosso empenho traga resultados satisfatórios para o seu negócio.

 

Planejamento: Planejamento de comunicação destinado ao seguidores.
Produção de Conteúdo: Produção e programação de publicações para as páginas.
Relacionamento: Interação e atendimento aos seguidores/fãs da marca.
Promoção de Campanhas: Promover campanhas para alcançar mais seguidores.
Análise: Análise de desempenho de campanhas e engajamento.
Acompanhamento: Acompanhamento e relatório mensal de desempenho.

 

MOTIVOS PARA FAZER SOCIAL MEDIA MARKETING

  • Aumentar Visibilidade
  • Atrair potenciais clientes
  • Aumentar as vendas
  • Lembrança de Marca
  • Conhecer seu público
  • Gerar conteúdo de qualidade

Como fazemos Social Media

Nossa consultoria em Social Media Marketing envolve um processo simples de entender, mas que exige muito empenho e dedicação para alcançar os objetivos e metas estabelecidos.

1 Pesquisa e Análise

Analisamos o posicionamento da sua marca, público e concorrentes nas redes sociais.

2 Estratégia de Comunicação

Definimos metas, objetivos e nos comunicamos com seus seguidores.

3 Produção de Conteúdo

Após definir o plano de comunicação, iniciamos a produção do conteúdo.

4 Relatório de Desempenho

As publicações são feitas, o engajamento monitorado e relatado mensalmente.