Na atualidade vivemos em um mundo digital, onde os consumidores estão a um clique de distância da informação, pesquisa, avaliação e recomendação de produtos e serviços. E para os empreendedores isso foi maravilhoso, pois trouxe oportunidades de impulsionar seu negócio. Felizmente, essas oportunidades exigem mais “cérebro” e menos “dinheiro” do que os meios habituais. Isso dá mais condições para que empreendedores construam empresas de alto impacto.
Para acompanhar o desenvolvimento digital, é preciso que os empreendedores saibam qual é a melhor estratégia de Marketing Digital para usar em seu negócio, ou seja, de ações online que atraia e se relacione com se público.

1. Marketing impulsionando o se negócio.

Um grande benefício do Marketing Digital é que você pode investir pouco e ter resultados precisos. Exemplifico com o GOOGLE ADWORDS que é um excelente canal de divulgação , no qual os anunciantes determinam quanto está disposto a gastar por dia.
Uma grande vantagem é que essas ações permitem que você deixe sua marca no mercado (igual aquele ditado quem se mostra não é lembrado). Ensinando um pouco sobre sua área de atuação para seus futuros clientes.
* Artigo separado falando sobre o Google Adwords
Trabalhar com Marketing Digital é uma forma fácil para se relacionar com seu público, porque eles estão na internet e é uma forma mais barata de atingir novos nichos. Além disso, na internet é possível analisar o resultado de suas estratégias, sabendo o que está funcionando e o que não está trazendo resultados.

2. O que é preciso ?

É preciso entender seu negócio e como levará esse conhecimento para o público utilizando estratégias na internet, pois quanto mais possibilidades tecnológicas você tiver para otimizar suas ações, mais resultados você terá.
Outro particularidade que deve ser levado em conta é o tempo investido e as pessoas que executarão as tarefas. Nada adianta ter estratégias de Marketing Digital se não tiver alguém que possa dedicar pelo menos parte do seu tempo para fazer isso.
É preciso ter paciência pois ações de Marketing DIgital não funciona do dia para a noite. Os resultados demoram um pouco a aparecer, porque você está construindo um público fiel. Contudo, um trabalho de Marketing Digital bem feito tem resultados garantidos.

3. 5 Funções do Marketing Digital

O Marketing Digital tem cinco funções, ele precisa atrair visitantes, converter potenciais clientes em oportunidades de negócio, relacionar-se com as pessoas em todos os estágios do funil de vendas, vender e analisar os dados para otimizar o desempenho e garantir maior retorno.
Atrair: Aquele momento em que você irá criar o conteúdo que as pessoas certas irão amar. Para atrair o público certo utilizamos os meios necessários para conquistar a atenção delas.
CONVERTER: Neste passo é preciso fazer com que o visitante se torne um lead, ou seja, pessoas que estão interessadas no seu negócio a ponto de oferecer o contato delas para sua empresa.
Relacionar: Aqui é hora de interagir com esses contatos e investir no relacionamento com os clientes em potencial para “prepara-los” e aproximá-los do momento da compra.
Vender: Os vendedores devem manter uma postura o ideal é que os vendedores procurem ajudar o Lead a enquadrar melhor o problema e aos poucos encontrar uma solução, encaixando o produto/ serviço da empresa.
Analisar: A capacidade de analisar é uma das grandes vantagens do Marketing Digital. Assim, a empresa consegue ver bem o quanto cada investimento tem trazido de resultados.

Sei que não é uma terafa fácil, saber por onde começar a implantar estratégias de Marketing Digital, minha sugestão é que você contrate profissionais de Marketing Digital para te auxiliar no trabalho.


O Marketing digital pode ser captado por uma estratégia de marketing aplicada na Internet e nas plataformas digitais, seu o objetivo é de melhorar a comunicação, divulgações e relacionamento com as pessoas, além de prospectar, conquistar novos clientes e comercializar novos produtos, porém existem tipos de marketing digital.

Tipos de Marketing Digital:

1. Marketing Digital – Google Adwords

É a ferramenta de anúncios do Google. Por meio do Google Adwords, qualquer anunciante pode publicar anúncios do tipo links patrocinados e atingir potenciais clientes na internet. Os anúncios do Google Adwords são exibidos através de palavras- chave, esse é critério que o Google usa para exibir seus anúncios para potenciais clientes.
Para a publicação o anunciante deve pagar um valor por Clique que varia de acordo com a concorrência da palavra-chave escolhida.
O tipo de campanha onde os clientes poderão ver seus anúncios,  você os especifica  segmentando-os  em:

  • Rede de pesquisa com exibição em Display;
  • Apenas na rede de pesquisa;
  • Apenas na rede Display;
  • Google Shopping
  • Vídeo
  • Aplicativo Universal

Os tipos de campanha são definidos de acordo com as redes de publicidade do Google: a rede de pesquisa, a rede display e a rede do youtube.

Seus Objetivos são:

  • Visitantes no site
  • Ligações
  • Baixar aplicativos
  • Reconhecimento de Marca
  • Vender Produto

2. Marketing Digital – Facebook & Instagram Ads

A- Facebook Ads: É a ferramenta de publicidade do Facebook que permite divulgar anúncios de vários formatos.
Há possibilidade de segmentar cada anúncio de acordo com o perfil do usuário, seja por sua localização,sexo,  faixa etária ou interesses, com muito mais chances de alcançar aquelas pessoas que possam adquirir, curtir ou apenas comentar seus produtos/ serviços.
O Facebook tem diversos objetivos para auxiliar na criação de campanhas com mais êxito, veja alguns de seus objetivos:

  • Impulsionar suas publicações;
  • Promover sua página;
  • Enviar pessoas para seu site;
  • Aumentar conversões no seu site;
  • Obter instalações para seu aplicativo;
  • Aumentar o envolvimento com seu aplicativo;
  • Alcançar pessoas próximas á sua empresa;
  • Aumentar a participação no seu evento;
  • Fazer as pessoas obterem sua oferta;
  • Obter visualização do vídeo.

De nada vale investir neste tipo de campanha se você não sabe exatamente qual é seu maior interesse. Saiba qual é a grande meta e a partir de então coloque suas ações em prática. Só assim os resultados irão aparecer.

B- Instagram Ads: São posts comuns na rede social de fotos, que recebe um investimento para atingir um alcance maior de usuários.
Como a base do Instagram são as fotos e o conteúdo relevante para o usuário, é mega importante que, antes de anunciar na rede social, você tenha claro de que sua empresa precisa gerar conteúdo.
As pessoas estão ali para ver fotos e isso deve ser levado em consideração nas suas estratégias de Marketing Digital.
O Instagram têm vários objetivos para auxiliar na criação de campanhas com mais sucesso, veja alguns de seus objetivos:
Impulsionar suas publicações;

  • Promover sua página;
  • Enviar pessoas para seu site;
  • Aumentar conversões no seu site;
  • Obter instalações para seu aplicativo;
  • Aumentar o envolvimento com seu aplicativo;
  • Alcançar pessoas próximas á sua empresa;
  • Aumentar a participação no seu evento;
  • Fazer as pessoas obterem sua oferta;
  • Obter visualização do vídeo.

De nada vale investir neste tipo de campanha se você não sabe exatamente qual é seu maior interesse. Saiba qual é a grande meta e a partir de então coloque suas ações em prática. Só assim os resultados irão aparecer.

3.Marketing Digital – Otimização de Sites SEO

Conhecida como Search Engine Optimization (SEO), baseia-se na aplicação de um conjunto de técnicas para tornar um site mais interessante e melhorar seu posicionamento nos resultados de buscas naturais do mecanismo de pesquisa.
O SEO utilizam palavras- chave, que são digitadas pelo usuário da Internet quando eles querem pesquisar algum assunto.
Ficar na primeira página do Google não é fácil, mas é possível. Alguns procedimentos de otimização de site, com palavras- chave, são utilizadas para melhorar resultados provenientes de busca na Internet.
A principal maneira de otimizar corretamente um site é distribuir palavras- chave que fazem parte de um segmento de negócio. É muito importante reforçar que este é um trabalho profissional, já que a quantidade de palavras-chave e posicionamento das mesmas podem tanto deixar um site em evidência quanto fazê-lo praticamente desaparecer da Internet.
Muitas pessoas procuram os trabalhos de SEO com o objetivo de aparecer em primeira posição no Google para determinada busca, porém os objetivos podem ser em relação ao aumento de visita, usabilidade, converter mais visitantes e até mesmo aumentar vendas.

4.Marketing Digital – Social Media

Espaço de exposição, onde as empresas apenas postam as informações ou arquivos referentes á alguma coisa.

Os objetivos da sua estratégia de mídias sociais podem ser:

Melhorar o serviço de atendimento ao cliente: As redes sociais podem contribuir bastante para diminuir a distância entre você e seus clientes. É um dos melhores meios para responder perguntas dos seus clientes.

  • Aumentar o tráfego Web: É usar as redes sociais como fonte de entradas para novos visitantes no seu site.
  • Promover a Presença da marca: Focalizar na criação de conteúdos de qualidade.
  • Melhorar as vendas: As redes sociais são ideais para promover seus produtos ou serviços. Dá para apresentar coleções, produtos disponíveis, ofertas, pacotes, entre outros.
  • Fidelizar Clientes: Por fim, a sua estratégia de mídias sociais pode ser a forma ideal para reforçar a relação com sua audiência.

Após definir os seus objetivos, chegou a hora de definir quais são os melhores canais para publicar o seu material. Podemos ver um resumo das redes mais importantes.

Facebook: O Facebook tem um bilhão de usuário ativos diariamente no mundo inteiro. É um bom motivo para usar o Facebook, além de ser a rede social mais completa no que se refere a serviços publicitários.

Twitter: É a rede social perfeita para participar da conversa no mundo online. Cerca de 350 mil tweets são publicados por minuto.

Linkedin: É dedicado ao mundo profissional, tendo 148 indústrias de diferentes segmentos.

Google + : Tem a ver principalmente com melhorar o posicionamento SEO dos seus conteúdos publicados.

 5.Marketing Digital – Inbound Marketing

É um conjunto de estratégias de Marketing Digital que tem como objetivo atrair voluntariamente os consumidores para o site da empresa. Sendo possível saber exatamente quantas pessoas visualizaram, converteram ou compraram em cada campanha por meio de ferramentas de webanalytics.

Seus objetivos são:

Aumentar a visibilidade de seu negócio;
Diminuir o custo da aquisição de seus clientes;
Atrair clientes potencial;
Gerar conteúdos que fazem diferença;
Otimizar o processo de vendas.

Se gostou, fica atento aos nossos próximos posts !!!!